setembro 28, 2009

SEMANA DO FOLCLORE NO MEMORIAL DO CERRADO

Desde 2001 o Memorial do Cerrado do ITS/UCG vem sendo palco, durante as comemorações da Semana do Folclore, de diversas apresentações de artistas regionais, oficinas interativas e apresentações de manifestações culturais para a comunidade em geral.

A Semana do Folclore tem como objetivo principal divulgar o folclore de uma maneira ampla para a comunidade em geral com apresentações das manifestações da cultura popular, oficinas, apresentações artísticas e debates sobre o tema para que a população que produz a manifestação e a que assiste, possa desfrutar destes diferentes saberes trazidos ao longo dos anos. E ainda, salvaguardar os diversos valores culturais do cerrado; contribuir para a compreensão da identidade cultural do homem do cerrado; promover os debates sobre o folclore entre a comunidade; propiciar à comunidade, principalmente crianças e jovens, o conhecimento do artesanato, culinária, plantas medicinais e todo o conhecimento que é repassado através da oralidade.
A Universidade Católica de Goiás tem como um de seus objetivos a interação entre a comunidade e a transmissão de saberes. A Semana do Folclore virá ao encontro da visão global que a Universidade tem sobre a importância da memória e preservação cultural.

Jovens da Fundação Pró-Cerrado estiveram presente e puderam descobrir como nossa hisoria foi escrita ao longo do tempo. Lá puderam encontrar oficinas de farinha, rapadura, cachaça entre outras custumes de nossos antepassados. Para muitos jovens uma novidade.




Também visitaram replicas de lugares históricos para a historia do Brasil como o Quilombo, ocas indígenas, escolas de circo e o museu do cerrado.



Jovens da fundação Pró-Cerrado
em visita a redação de um Jornal
antigo.












Os jovens também puderam
visitar o museu do cerrado onde se encontram varias especies do cerrado brasileiro empalhados. alguns jovens ficaram encantados com os animais, ainda desconhecidos para alguns.



Outro ponto bastante apreciado
jovens foram as oficinas. aqui
vemos a fabricaçã

o da farinha
de mandioca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comenta aeeee